A liraglutida é um remédio injetável, da classe dos análogos de GLP-1, que pode ser usado no tratamento do diabetes tipo 2 e na obesidade. É um hormônio sintético de GLP-1, popularmente conhecida como Saxenda ou Victoza. A diferença entre o Saxenda e o Victoza é a dosagem encontrada em cada caneta.
O GLP-1 é um hormônio gastrointestinal liberado quando nos alimentamos, suas ações são avisar o nosso cérebro que há presença de alimento no trato gastrointestinal, aumentar a saciedade, diminuir o apetite e consequentemente levar a perda de peso. Além disso, o GLP-1 estimula a secreção de insulina, retarda o esvaziamento gástrico e inibe a secreção de glucagon .
O Victoza consegue chegar na dose máxima de 1,8mg, em bula está liberado para o tratamento do diabetes tipo 2. O Saxenda tem uma dosagem maior, consegue alcançar a dose de 3mg, dose estudada no tratamento da obesidade. No momento, o Saxenda é único análogo de GLP-1 liberado para o tratamento da obesidade.
É importante avaliar se há contra indicação para o uso desta medicação, apesar de ser segura e com ótimos resultados é preciso entender a ação do remédio e como lidar com efeitos colaterais. A avaliação do padrão alimentar também é fundamental, determinados padrões alimentares podem responder melhor que outros.
A titulação da dose deve ser semanal e conforme a orientação do seu médico. O uso de `clicks` para determinar a dose de aplicação não é recomendada pelo risco de toxicidade (superdosagem) ou subdose .